E se a jornada de compra fosse o início de um relacionamento moderno?
A jornada de compra da persona no Marketing de Atração
Já parou para pensar nos rastros digitais que deixamos como consumidores? Acompanhar a jornada de compra e as interações dele com a sua marca é ter a capacidade de construir o caminho mágico de tijolos amarelos até seu produto, serviço ou propósito. Parece comportamento de stalker, mas é essencial para a sua estratégia de Inbound Marketing (aka Marketing de Atração).
É aquela coisa: quando você precisa ir a algum lugar, você que escolhe se quer ir a pé, de bicicleta ou de carro. Mas não espere ninguém vir te buscar.
E para o Inbound Marketing dar certo, não basta jogar uma série de conteúdos esparsos na internet e rezar para que eles tragam visitantes para o seu site. Mesmo se trouxerem, você acha que é o suficiente para atingir seus objetivos? Se sim, tudo bem. Mas isso não é regra.
Precisamos saber como usar a combinação entre conhecimento, tecnologia e estratégia para potencializar o marketing de atração. Para isso, é preciso ter a persona e essa jornada de compra muito bem estruturadas.
Mas, você sabe o que é uma jornada de compra no Inbound Marketing? Vem comigo que eu vou te contar!
Ela é dividida em etapas e atua de forma paralela ao Funil de Marketing. Geralmente, são três etapas: Aprendizado e Descoberta, Consideração e Intenção e, Avaliação e Decisão.
Todas essas etapas dizem respeito ao caminho que sua persona percorre desde que ela encontra um conteúdo seu na internet, até se tornar seu cliente, de fato. Mas para entender melhor como funciona cada etapa, vamos essa jornada para um contexto que se você não viveu, já deve ter presenciado.
Se a jornada de compra da persona da sua marca fosse o começo de um relacionamento moderno, as etapas seriam assim:
Aprendizado e Descoberta – a fase Instagram
Você é uma pessoa solteira, bem resolvida e usa o Instagram para se atualizar sobre seus amigos e marcas que acompanha. Até que você encontra ali no meio alguém que desperta seu interesse. Vocês conversam, acompanham a rotina um do outro e o interesse aumenta.
No Inbound, essa é a etapa onde a persona busca respostas para suas perguntas. A internet proporciona uma série de informações e é ela quem escolhe aquela o que atende suas necessidades. Nesse momento, é seu trabalho oferecer conteúdos informativos, completos e originais para gerar autoridade sobre o assunto.
Dica: focar em SEO, incluir CTAs para conteúdos relacionados, divulgar o conteúdo em múltiplas plataformas (desde que estejam de acordo com a persona) e investir em anúncios bem feitos.
Consideração e Intenção – a fase WhatsApp
Vocês desenvolvem conversas mais complexas. Descobrem o que o outro gosta e não gosta, trocam histórias de vida… A atração fica mais forte e chega a hora de se conhecer pessoalmente.
No Inbound, a etapa de consideração e intenção é o momento de nutrir seu lead com informações para ele compreender que precisa de ferramentas mais complexas para resolver seus problemas. Aqui, seu papel é sugerir e oferecer soluções práticas para o dia a dia.
Dica: oferecer ferramentas úteis (como planilhas, guias, etc), enviar e-mail marketing, criar fluxos de automação, criar landing pages e formulários para captação de informações.
Avaliação e Decisão – a fase Netflix
O encontro foi bom, reforçou tudo o que vocês desenvolveram em trocas de mensagens. Durante os próximos dias a convivência fica mais intensa, vocês conhecem a realidade um do outro. E apesar das falhas, vocês percebem que os pontos bons se sobressaem, escolhem aprofundar o relacionamento e começam a namorar.
No Inbound, é aqui que a marca aparece pela primeira vez. Até aqui sua persona consumiu conteúdos e usou ferramentas produzidas pela sua marca. Se você fez um bom trabalho construindo sua reputação com essa persona, agora é seu momento de vender o peixe.
Dica: apostar em cases, fornecer informação de valor, mostrar o diferencial da marca e oferecer um atendimento personalizado.
Compreendendo quem é sua persona, quais são seus hábitos de consumo e suas dores, é possível criar aquela jornada de compra que vai trazê-la direto a você!
E aí, em qual fase você relacionamento você está investindo mais energia?