Como uma empresa duplicou seu faturamento em 3 meses
Além de se tornar referência nacional, a Unimaterna triplicou sua taxa de visitas e aumentou a taxa de engajamento com a base de leads.
Unimaterna: de mulheres, por mulheres
A Unimaterna nasceu em 2016 a partir da vontade de um grupo de mães de empreender e promover uma mudança no cenário materno-infantil, baseado em dois pontos:
- para que profissionais da área oferecessem informação e um atendimento mais humanizado à mulher;
- para sair do eixo Rio – São Paulo – onde se concentravam os cursos da área – e oferecer formação para pessoas de todo o Brasil.
Ao longo dos primeiros anos, o maior desafio da empresa era se posicionar e se estabelecer no mercado. Depois de 4 anos de atividades, o crescimento parecia ter estagnado. Para que o negócio voltasse a evoluir seria necessário ganhar mais visibilidade e, claro, gerar mais vendas e captação de novos alunos para os cursos.
Pensar estratégico
Com isso, ficou ainda mais clara a necessidade de pensar estrategicamente as ações de marketing para divulgação da marca a nível nacional. E é aí que entra a metodologia de Inbound Marketing, para oferecer conteúdos de valor, atrair pessoas que se identificassem com o propósito da marca.
Com o trabalho de Inbound Marketing, além dos resultados que veremos a seguir, a Unimaterna conseguiu estabelecer seu posicionamento de empresa focada na mulher e na maternidade possível. Também conseguiu disseminar seu propósito de permitir que mães empreendessem junto aos filhos, levando informação e incentivando o empoderamento da mulher, além de disseminar uma visão realista e não romantizada sobre a maternidade, a sororidade e a empatia entre mulheres. Com o posicionamento e o propósito estabelecidos, o resultado foi visível:
“Em relação à audiência, eu percebi que aumentou bastante. Começamos a ter um retorno ainda maior da audiência, principalmente pelas DMs do Instagram e por e-mail. Teve um crescimento muito grande do interesse das pessoas pela Unimaterna.”
Indi Ferreira, sócio-proprietária da Unimaterna
Resultados do Inbound
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Desde Dezembro de 2019, período de início da parceria entre a Agência Intrépido e a Unimaterna, as primeiras ações de Inbound Marketing já foram colocadas em prática. Logo na fase de onboarding do projeto, identificamos a necessidade de um aumento expressivo no número de visitas no site, visto que o cliente já tinha um alcance expressivo das redes sociais.
12mil
visitantes
55%
busca orgânica
Em poucos meses de projeto, ampliamos a produção de marketing de conteúdo para Unimaterna e desta porcentagem de visitas, grande parte dela vieram de busca orgânica, campanhas de e-mail e mídias sociais, otimizando assim os investimentos de mídia paga para os leads já qualificados.
55% das visitas do período ocorreu através de busca orgânica, isto mostra a importância da criação de conteúdo de relevância na qual o time da agência desenvolveu ao longo do período mencionado e continua desenvolvendo.
20% desta audiência com a qual o cliente se relacionava apenas pelas mídias sociais, firmou um relacionamento mais próximo com a marca através de campanhas, promoções, e-mail marketing e fluxos de automação, aumentando o engajamento com estas ações.
Leads
Ao darmos início ao projeto, a Unimaterna possuía uma carteira de pouco mais de 1,2K de clientes, distribuídos nos diversos canais, entre eles: WhatsApp e e-mail. A agência identificou que era preciso unificar esta base, expandi-la e realizar suas devidas segmentações.
O objetivo a curto prazo era estreitar o relacionamento com a base já existente. Para isso, a agência propôs algumas segmentações a fim de qualificar a base existente e aumentar o engajamento.
307%
base de leads
74%
engajamento
Nível de Engajamento
Logo nos primeiros 60 dias do projeto, tivemos a aceitação de mais de 72% da audiência presente na base.
Ao longo dos 4 primeiros meses, o aumento na base de leads chegou a 307%.
Um dos grandes aliados na geração de leads no projeto de inbound, é justamente a atração de leads através de conteúdos ricos e relevantes para a audiência da Unimaterna. Hoje, a base vinda de tráfego pago representa menos de 1%.
Engajamento e abertura de e-mails
Antes do inbound
Antes de iniciar o trabalho de inbound com a agência, onde além de outros fatores, a produção de conteúdo a fim de posicionar a empresa como autoridade no assunto era extremamente importante, a Unimaterna contava com uma taxa de abertura que não chegava à faixa de 14,5%:
E através de ações de segmentação, entrega do conteúdo certo para a audiência, a Unimaterna seguiu avançando em suas taxas de abertura e relacionamento com seus clientes:
39,92%
abertura
27,9%
cliques
Entende-se a importância de construir o número necessário de personas do cliente estar constantemente monitorando suas ações, e deste modo, chegamos a picos de abertura bem significativos:
91,67%
abertura
75%
cliques
Vale mencionar que, de acordo com benchmarking feito pela Resultados Digitais, que a média de abertura de e-mails e cliques (consecutivamente) é de 28,4% e 4,1% para leads já engajados. Portanto, os resultados conquistados para a Unimaterna ficaram bem acima do esperado para o segmento em geral.
Redes Sociais
Além de um crescimento no número de seguidores no Instagram, um dos principais canais de distribuição de conteúdo e relacionamento Unimaterna, também observamos um aumento nas interações do público com a marca na rede social, considerando curtidas, compartilhamentos e ações nos stories.
2600+
seguidores
Vendas
A unimaterna vinha de um modelo de venda perpétua. Após pouco mais de 45 dias de projeto iniciado e uma análise realizada em conjunto entre a diretoria da Unimaterna e Agência, o modelo de vendas da empresa foi reformulado e estruturou-se a estratégia de vendas por períodos.
Nesse novo modelo, a expectativa era de um aumento de 46% na vendas.
E como resultado: dobramos o número de vendas!
218%
aumento de vendas