Entenda o que o carinha do marketing fala e pare de boiar nas reuniões
Vem ver um glossário das principais expressões do marketing digital
Você já sentiu que toda vez que entra em uma reunião com sua equipe ou agência de marketing, parece que, na verdade, se inscreveu para uma aula de inglês? Ou, até mesmo, que está na roda de amigos do seu filho de 15 anos? CALMA! Trago esclarecimentos!
Ninguém merece participar de uma conversa e não entender nada do que estão falando. Ainda mais se a conversa é sobre estratégias de marketing para o seu negócio, não é?
Por isso, eu trouxe aqui um glossário com alguns dos termos mais utilizados pelo “carinha do marketing”, para te ajudar durante as reuniões. Chega de ficar com aquela cara de bobo, fingindo que entende tudo quando, na sua cabeça, está tentando só fazer aquela tradução simultânea – tipo o Oscar.
Vamos à sopa de letrinhas do mundo do marketing digital!
ROI: Return Over Investment, ou Retorno sobre Investimento. É o cálculo feito para medir a eficácia das ações de marketing, principalmente ações que demanda verba extra, como anúncios patrocinados, por exemplo.
KPIs: Key Performance Indicators, ou Indicador-Chave de Desempenho são métricas escolhidas para analisar a o desempenho e a eficácia da estratégia.
Briefing: É uma série de informações reunidas em um documento que servirá como orientação para a criação de projetos e peças de design, texto, vídeo, entre outros. O briefing é essencial para entender as expectativas do cliente e saber qual mensagem ele quer transmitir por meio daquela peça ou projeto.
Leads: São as pessoas que se interessaram pelo que o você oferece, mas ainda não estão prontas para comprar de você. Os leads consomem os materiais que você divulga, interage em redes sociais, abre e lê seus e-mails, ou seja, estão no caminho para se tornarem clientes.
Persona: É a personificação do seu cliente ideal. Cria-se um perfil detalhado dessa pessoa: seu nome, idade, estado civil, família, hobbies, objetivos pessoais e profissionais, entre outra série de informações que ajudará a criar materiais adequados para essa pessoa.
Fluxo de automação: É uma estratégia utilizada pelo Inbound Marketing para automatizar a nutrição dos leads. O fluxo é composto por uma sequência de materiais que são programados e enviados automaticamente para manter a comunicação com a sua persona e qualificá-la até ela estar pronta para comprar seu serviço ou produto.
Landing page: É uma página online para captação de dados dos leads. Geralmente, ela apresenta um material de valor que o lead só poderá acessar depois de fornecer alguma informação (nome, e-mail, etc).
Brainstorming: É o processo de levantamento de ideias para determinado projeto. Geralmente são lançadas uma série de sugestões e depois elas passam por uma peneira até chegar na ideia final, que será colocada em prática. É uma forma de estimular a criatividade e ter ideias originais.
Social media: É aquela pessoa profissa que você paga para fazer a gestão completa das redes sociais, desde o planejamento até a análise das KPIs. Mas lembre-se que não é porque seu sobrinho tem Instagram, que ele pode ser social media da sua empresa.
Gaps: São os pontos falhos dentro de uma estratégia de marketing. Geralmente também são chamados de “gargalos”.
Onboarding: Vem da palavra inglesa Onboard, que significa “embarcar”. É utilizado no processo de integração de funcionários ou até mesmo clientes, dentro de uma empresa. Seu objetivo é informar as pessoas sobre processos internos para deixar funcionários alinhados ao funcionamento da empresa, e deixar clientes cientes da complexidade de cada etapa.
Workflow: É o fluxo de trabalho criado para otimizar os resultados. Cada etapa de um workflow tem seu responsável, que executa sua função e garante entregar sua parte do trabalho dentro de um prazo determinado para não comprometer o resultado final.
Branding: É muito mais do que a criação de uma logomarca. É um conjunto de estratégias de design e comunicação, com o foco em melhorar o posicionamento da sua marca no mercado e conquistar seus consumidores.
Budget: É o orçamento disponível para determinado projeto ou ação de marketing.
Grid: É a orientação visual utilizada por designers para o desenvolvimento de peças gráficas.
Layout: É a amostra de uma peça visual. Ela pode ser virtual ou não.
Know-how: É o conhecimento prático sobre determinado assunto. Então, não se engane! Não é só dizer que sabe, tem que saber fazer também!
Fazer um call: Se te chamaram para “uma call”, te chamaram para participar de uma reunião virtual por áudio ou por vídeo. Agora não tem mais aquela desculpa de estar fora da cidade.
Stakeholders: São todas as pessoas que têm algum tipo de interesse no seu negócio e possuem uma participação significativa em decisões, direta ou indiretamente.
Daily: É aquela reunião diária de equipe para o levantamento das entregas e dificuldades. É uma forma de integrar o time e manter todos os membros informados sobre o andamento dos projetos.
Ainda não está se sentindo protagonista na reunião da própria empresa? Então vem conversar com a gente, que não vamos te deixar na mão! 🙂
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