Uma introdução ao inbound marketing
Vivemos em um período de mudanças e inovações constantes. A cada dia, os modelos tradicionais de como pensamos e agimos estão se renovando e se rompendo, e isso tem se aplicado em diferentes segmentos da nossa vida. Você já percebeu?
No mundo do marketing e dos negócios, existe uma metodologia revolucionária que exemplifica um pouco dessa tendência de transmutação. Ela se aplica sobre a forma com que nos relacionamos e vendemos, operando como uma máquina que amplia caminhos e resultados e remodela a antiga forma de interagir com o mercado.
Derivada do universo do Marketing Digital, essa tendência tem nome: Inbound Marketing.Quer saber o que há de tão grandioso nela? Então vem com a gente!
Marketing o quê??
Bom, vamos começar do começo!
Inbound Marketing, ou o que muitos conhecem como o “novo marketing”, é uma metodologia e uma forma de pensar e fazer negócios relativamente recente.
Seu foco principal, em contraste com o Outbound Marketing ou o “velho marketing”, é no desenvolvimento da jornada de compra de um potencial cliente, desde a sua atração até a retenção, respeitando, construindo e entendendo o momento ideal para fechar negócio.
O Inbound Marketing pensa no relacionamento com o potencial cliente de forma progressiva.
Em vez de “empurrar” um serviço/produto, o objetivo principal é criar valor para o seu negócio. Por isso, muitos o chamam também de marketing de atração.
Isso significa que agora quem vem atrás do seu serviço é o cliente.
Em vez de “empurrar” um serviço/produto, o objetivo principal é criar valor para o seu negócio
Mas o que mudou do velho para o novo marketing?
Outbound Marketing | Inbound Marketing |
Uso da comunicação como processo exclusivo da empresa | Usa da comunicação como um processo bilateral entre empresa e cliente |
A empresa procura o cliente | O cliente vem até a empresa |
Conteúdos/campanhas focados somente na venda do produto | Oferta de conteúdos relevantes para ele |
Sem geração de real valor da marca | O mercado vê valor no seu serviço |
Venda por insistência | A venda ocorre por geração de interesse no produto/serviço |
E por que se fala tanto de Marketing de Conteúdo
nesse contexto?
Um dos pilares do Inbound Marketing é justamente a produção de conteúdos de excelência que compreendam as etapas acima e ofereçam todas as informações que o consumidor precisa absorver para caminhar nessa jornada e estar pronto para fazer uma compra ou ser atendimento por um vendedor. Assim, as ações de marketing o deixam mais preparado para essa abordagem e aumentam substancialmente as chances de fechamento de novos negócios.
Passos do Inbound Marketing
Como o Inbound Marketing é uma metodologia de Marketing Digital com foco em resultados, seus passos e ações são divididos em etapas de um processo maior, que formam o que chamamos de funil de vendas (ou, em alguns casos, funil do marketing).
O funil divide os estágios que um potencial cliente deve passar até o momento de compra.
Basicamente, ele funciona assim:
Atrair
Etapa focada em desenvolver a atração de visitantes qualificados (possíveis clientes) para os canais digitais da empresa. Em linhas gerais, essa etapa visa gerar tráfego para colocar a máquina de para rodar. Resultado: Visitantes
Converter
Etapa em que ocorre a transformação de um visitante para Lead por meio de uma conversão (preenchimento de formulário). Tais ações se caracterizam por capturar informações dos visitantes, normalmente ofertando algo em troca (como um eBook, webinar ou algo do seu interesse).
Resultado: Leads
Relacionar
Passo em que se desenvolve o relacionamento entre a empresa e um prospect, conduzindo-o pela jornada de compra até o momento ideal de uma abordagem comercial.
Resultado: Oportunidades
Vender
Após a entrega de oportunidades para o time de vendas, cabe a esse fazer uma abordagem consultiva e fechar novas contas. Com o trabalho do marketing na geração de interesse, esse processo é facilitado.
Resultado: Novos negócios
Analisar
Parte essencial do funil de vendas, presente em todas as suas etapas como forma de entender e otimizar ações para manter a máquina de vendas com bom funcionamento.
Resultado: Processo ágil
E quais resultados devo esperar?
Antes de tudo, você precisa entender quais resultados e parâmetros deve olhar para analisar os reais resultados do seu negócio.
É preciso ficar claro que existem dois tipos de métricas: as métricas de vaidade e as métricas de verdade.
Métricas de vaidade podem ser definidas como métricas que fazem bem para o seu ego, mas não para o negócio do seu cliente. Podem ser encontradas em exemplos como número de pageviews, número de seguidores do Twitter, número de likes do Facebook, visualizações do Youtube e por aí vai.
O problema desse tipo de métrica é que elas não indicam como o Marketing Digital contribui realmente para um negócio. Ou seja, são métricas que não garantem os resultados que importam: novas vendas, diminuição de custos, retenção de clientes etc.
Essas métricas não devem ser observadas em separado: é preciso entender as taxas de conversão de uma etapa para a outra para entender se a máquina de vendas está funcionando bem ou não. Ter milhares de visitantes e nenhuma venda no fim do mês quer dizer que o processo não está indo por um bom caminho. Por isso o Inbound Marketing deve ser entendido como uma metodologia completa, que conecta ações com foco em resultados relevantes.
E, claro, com a máquina rodando direito é possível impactar positivamente métricas de negócio importantes como receita gerada, CAC, retenção de contas, baixa taxa de churn (cancelamentos), Lifetime Value (tempo de vida de um cliente) entre outras.
Bons Resultados!