Sendo da área de educação e ensino ou não, veja como o produção e divulgação de conteúdo educacional pode te ajudar a atrair e reter clientes.

Foi-se o tempo em que a retenção de informação era sinônimo da retenção de clientes. Antes, o raciocínio parecia ser lógico: apenas compartilhe conhecinento se pagarem por ele; mostre como você faz e outras pessoas farão igual, e você perderá oportunidades. Mas hoje a realidade é outra. A estratégia mais eficiente é o total oposto da retenção de informação: é a produção e divulgação de conteúdo educacional qualificado.

Como funciona o conteúdo educacional

Conteúdo educacional é o nome dado ao material desenvolvido para informar e ensinar, para gerar valor para o lead e fortalecer a autoridade da sua marca dentro do meio em que ela atua. Esse conteúdo pode ser divulgado em vários formatos (vídeos, e-books, eventos online, blog posts, etc) dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, mas o objetivo é apenas um: nutrir e qualificar seu lead até que ele esteja pronto para se tornar um cliente.

Mesmo assim, algumas pessoas ainda têm receio de compartilhar conteúdos abertamente, principalmente se eles entregam a fórmula que faz seu negócio dar tão certo. Esse medo acontece porque, quando você retém uma informação, você gera um senso de exclusividade. E muitos acham que é essa exclusividade que torna a empresa melhor que as demais.

Quando sua marca compatilha conhecimento, ela não só responde os questionamentos que seus leads tentam resolver procurando na internet, mas também comprova seu know-how e passa credibilidade ao público. Além disso, ao abrir mão da exclusividade sobre o conhecimento, a marca torna-se mais acessível e próximo ao público.

E, não. Isso não significa que você vai dar tudo “de mão beijada” sem nenhum retorno. Afinal, isso é um negócio e negócios visam lucro. Você pode sim, guardar uma carta na manga. Veja o conteúdo educacional como uma forma de aquecer um lead, oferecendo informação para que ele reconheça sua marca como referência quando precisar de informação x ou y. Até que ele compreenda que sua marca tem muito mais a oferecer e decida se tornar um cliente. O resultado será um cliente mais qualificado – logo, uma venda qualificada – e alinhado com o propósito da sua marca. Alguém que vai recomendar e defender seu negócio.

O que você precisa saber antes de começar a produzir conteúdo educacional

O conteúdo educacional é uma boa estratégia para quem já trabalha no meio da edução e ensino e pode usar sua base de conhecimento para oferecer materiais. Mas, mesmo que sua empresa não faça parte desse nicho, é possível investir em conteúdo educacional para a sua marca. Além do que você faz, o seu conhecimento sobre como fazer também pode ser um produto.

Faça uma curadoria dos temas e informações que a sua marca pode representar e do tipo informação que pessoas buscam ao procurar pelo seu nicho. Entenda quais são as dores dos seus leads para oferecer soluções e dicas práticas. Seja transparente e honesto em seus conteúdos. E lembre-se que assim você conseguirá gerar valor e ter um alcance ainda maior através da sua autoridade.

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