Inbound Marketing: nutrição de leads para agregar valor ao Branding
Você prefere pouco resultado a curto prazo ou prefere ser referência e criar um vínculo com seus consumidores?
Como já explicamos neste post, o Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) foca em desenvolver uma jornada de compra para seu potencial cliente, a quem damos o nome de persona. Essa jornada vai da atração até a retenção e o foco da estratégia é “nutrir” a persona, preparando-a para comprar no momento certo. Mas não ache que “comprar no momento certo” é deixar o seu lead em banho maria, rezando para que ele se torne um cliente.
E como isso se encaixa ao Branding?
No branding, trabalhamos a marca como um todo, para divulgá-la ao público e também para gerar uma percepção positiva sobre a empresa. Para isso, costumamos reunir no planejamento as frentes de design, comunicação, marketing e gestão, para que tudo esteja alinhado ao propósito da empresa.
Dentro do marketing, o inbound desponta como uma estratégia eficiente por exigir um investimento menor em relação ao outbound, além de ser menos invasiva e agressiva. Além disso, as ações de inbound focam em pessoas dentro do perfil de interesse da marca, por isso tem um possibilidade menor de rejeição. Esse aspecto também ajuda em oferecer uma comunicação mais próxima e personalizada com o cliente, melhorar sua experiência e, futuramente, torná-lo um defensor da marca. Outro ponto positivo é que foco em conteúdo, que vemos no inbound marketing, ajuda a desenvolver a autoridade da marca no segmento de atuação.
Nutrir
- transitivo direto e bitransitivo e pronominal
prover(-se) de alimento, de substâncias nutritivas; alimentar(-se).
“não há como n.-los melhor” - transitivo direto
ser o alimento de.
No caso do inbound, o alimento é a informação. E quanto mais informação útil você disponibiliza mais valor você gera e mais credibilidade, visibilidade e autoridade você ganha. Mas, para isso, é preciso ter clareza sobre alguns pontos:
- Saber como seu produto ou serviço pode ser útil para as pessoas e responder a pergunta: Qual é a “dor” do seu consumidor que você quer resolver?;
- Conhecer a sua persona. Lembrando que persona é diferente de público-alvo.
- Desenvolver uma jornada de compra para a sua persona, definindo que tipo de conteúdo irá disponibilizar em cada estágio;
- Criar materiais de conversão para essa jornada, onde você poderá medir o interesse dos seus leads nos materiais que está produzindo e acompanhar a evolução deles por cada etapa;
- Trabalhar a distribuição dos materiais nos canais certos;
- Otimizar essa nutrição com fluxos de automação;
- Fortalecer a comunicação com leads por meio de e-mail marketing;
- Trabalhar materiais mais comerciais apenas no fundo do funil;
- E se lembrar de que se trata de uma estratégia a longo prazo. Portanto, tenha paciência.
Ainda tem alguma dúvida sobre Inbound Marketing ou Branding? É só em contato com a gente e nós vamos te explicar tim-tim por tim-tim. E se não quiser perder nenhum conteúdo, se inscreve na nossa news! 🙂