O que são, para que servem e quais são os formatos dos materiais ricos?

O material rico é um conteúdo desenvolvido para entregar valor para leads e clientes, oferecendo informações pertinentes, respostas para questionamentos e um caminho para a resolução de um problema da sua persona. Ele é mais mais completo do que um blog post, mais acessível do que um produto. Como assim? Dá uma olhada!

Qual é o propósito de um material rico?

No marketing de conteúdo, trabalhamos com diversos formatos de entrega e a complexidade desses formatos não é algo feito sem pensar, é estratégico. Enquanto materiais menos densos – porém pertinentes – como publicações em redes sociais e blog posts são desenvolvidos com o propósito de atrair a atenção da audiência. Quando conseguimos unir um tema interessante, boa escrita, design atrativo e SEO, estes conteúdos são facilmente encontrados de forma orgânica e podem funcionar como porta de entrada na sua marca para novos visitantes.

Por outro lado, materiais ricos normalmente são desenvolvidos como uma moeda de troca, por assim dizer. A marca oferece conteúdo de qualidade ou, em alguns casos, até uma ferramenta útil, em troca de informações do lead. Mas calma, não estamos falando de CPF e conta bancária…Informações simples como nome, idade, cargo, cidade, etc, podem ser extremamente úteis para personalizar a comunicação com os leads, entender melhor sobre a buyer persona e acompanhar as interações com a marca.

E por que um material rico é mais acessível que um produto? Porque eles costumam ser gratuitos. A única coisa que a empresa ganha em troca dessa oferta são as informações que mencionamos acima. O que pode ser tão valioso quanto dinheiro se seu time de marketing e vendas souber utilizar estes dados de forma inteligente e estratégica.

Tipos de materiais ricos

Como já foi indicado, os materiais ricos, assim como o nome já diz, tendem a ser mais completos não só em termos de conteúdo, mas também de formato. E existem uma série de formatos que podem ser utilizados com este propósito. Confira algumas opções:

  • E-books
  • Infográficos
  • Webinars
  • Podcasts
  • Planilhas
  • Guias
  • Checklists
  • Apresentações
  • Vídeos
  • Entre outros

Independente do tema que sua marca trabalha, é recomendado explorar a variedade de formatos dentro de uma estratégia de marketing, desde que não fuja dos interesses da sua persona. Essa variedade de formatos, por si só, já agrega valor para a sua marca, seus produtos/serviços e os materiais que você oferece.

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