Se você deseja incluir os anúncios em redes sociais na sua estratégia de marketing digital, veja alguns pontos importantes antes de começar!

Quem nunca chegou a pensar que “a internet tem ouvidos”, ao ver um anúncio no Instagram sobre aquele produto que você mencionou em uma conversa com amigos no churrasco do dia anterior? Não, não é bruxaria. É apenas uma estratégia bem-feita de anúncios em redes sociais, ou social ads. E digo “bem-feita” porque ela impactou quem precisava ser impactado.

Quando bem estruturada, uma estratégia de anúncios em redes sociais pode trazer resultados excelentes para o seu negócio, seja em vendas ou em reconhecimento da marca. Mas antes de começar a anunciar, existem algumas coisas que você precisa saber! Se liga:

Definição do objetivo

Diferente do que algumas pessoas pensam, os anúncios em redes sociais não servem só para forçar uma venda. Eles podem sim ser utilizados para ajudar o consumidor a tomar uma decisão de compra, mas também podem ser utilizados para gerar e fortalecer o relacionamento entre o público e a marca. Por isso, é importante que antes de criar o seu anúncio, você tenha clareza sobre os objetivos que quer alcançar. Você pode anunciar em redes sociais para:

  • Gerar engajamento do público com a marca;
  • Conscientizar as pessoas sobre a existência da sua marca, produto ou serviço;
  • Aumentar sua taxa de conversão em call-to-actions (baixar material, acessar site, finalizar compra, etc).

Com quem você vai ser comunicar?

Saber quem é seu público, com quem você está se comunicando. Essa informação é extremamente necessária para a segmentação das campanhas dos seus anúncios em redes sociais. Segmentar é criar critérios que vão definir quem vai visualizar seu anúncio.

Mas por que é preciso segmentar? Quanto mais pessoas visualizarem o anúncio não é melhor para a marca?

Não, necessariamente. Anunciar para um público muito amplo pode significar anunciar para um público pouco qualificado. Isso vai diluir seu orçamento e não vai gerar os resultados esperados. Além disso, é mais fácil mensurar resultados de campanhas segmentadas.

Escolhendo a rede social

Quando temos clareza sobre nossos objetivos e conhecemos o nosso público também conseguimos direcionar os nossos esforços para o canal que trará melhores resultados para a nossa estratégia de marketing digital. Aqui, a máxima é similar à segmentação que falamos acima.

Não dá para diluir os esforços entre todas as redes sociais porque:

1) Seu público não consome todas as redes sociais igualmente, existe uma preferência;
2) Cada rede social tem a sua particularidade para criação e veiculação de anúncios;
3) Seu anúncio não terá “fôlego” se sua verba não for direcionada de forma inteligente.

Formato do anúncio

Agora que você sabe porque, para quem e onde anunciar, precisa definir como fará isso. Dependendo da rede social escolhida para a veiculação dos anúncios, existem opções de formatos para se trabalhar. Não, não precisa ser só texto. Há também a possibilidade de anunciar utilizando imagens e vídeos. O formato que você escolhe vai depender das preferências do seu público.

Seja para fortalecer as ações de comunicação ou para escalar os resultados da sua marca, os anúncios em redes sociais são recursos que podem trazer resultados significativos se forem aplicados de forma inteligente e estratégica.

Tem alguma dúvida sobre anúncios em redes sociais? Bora bater um papo que a gente te explica! Enquanto isso, se cadastra na nossa news pra receber mais conteúdos como este 😉