Nenhuma empresa precisa planejar.
Desde que, o sucesso não seja uma opção.

Corremos 24h por dia e essa correria do dia a dia só aumenta e faz com que se torne comum realizarmos algumas, se não, a maioria das nossas atividades no “automático”. As tarefas brotam e vamos nos esforçando para finalizá-la há tempo de receber novas demandas. Para a maioria isso é sinônimo de agilidade e de um bom desempenho. Dependendo da situação, ser ágil é realmente um bom negócio, mas será que se aplica a todas a situações? Será que nesta correria as ações realizadas são planejadas?

Geralmente os profissionais são “engolidos” por uma série de afazeres que vão brotando ao longo dos dias e o planejamento vai sendo deixado de lado ou nem saem do papel. Ok, eu sei que seguir à risca um plano é algo praticamente impossível atualmente, afinal a cada dia uma nova mudança e urgências a cada minuto. No entanto, não planejar pode acabar custando mais caro no fim e é isso que viemos trazer neste post de hoje, vamos apresentar os principais riscos que a sua empresa corre caso não realize um bom planejamento estratégico. Pega um cafezinho e vem!

Baixas ou nenhumas perspectivas para o futuro.

Para começarmos nosso papo sobre planejamento, vamos falar sobre custos… e um dos custos mais caro que as empresas pagam ao não planejar estrategicamente tem a ver com o futuro do negócio. Sem um planejamento é muito difícil definir ações alinhadas com os objetivos e metas da companhia a longo prazo. Dessa maneira, o trabalho diário passa a ser executado de maneira mecânica e/ou emergencial, sem haver uma análise profunda do mercado e das oportunidades.

Consequentemente o futuro é pouco promissor para a empresa, já que não temos perspectivas de gastos e investimentos, ou mesmo de crescimento.

Quando acontece o oposto, ou seja, quando a companhia traça um plano estratégico, ela consegue ter uma série de informações que ajudarão a aprimorar o seu posicionamento de mercado, por exemplo, é possível conhecer as necessidades e expectativas dos seus clientes, o perfil da concorrência e os desafios do mercado. Com esses dados, a companhia consegue elaborar estratégias para que o trabalho seja realizado de maneira mais eficiente.

Problemas recorrentes que só atrapalham.

Não planejar pode trazer problemas futuros para a empresa, mas os impasses aparecem bem antes. A decisão de seguir sem um planejamento, geram diversas dificuldades e desafios para a empresa que, dependendo da intensidade, podem levar o negócio para uma situação bastante crítica ou até mesmo a falência.

Esses problemas causados pela falta de planejamento surgem gradualmente, como uma torneira que goteja dia após dia, e acabam consumindo a saúde da empresa, interferindo na área financeira, nas vendas e nos diferenciais competitivos da companhia, além de tudo na saúde da equipe e empresário.
Ao perceber esse declínio, é fundamental que o gestor pare e repense o que vale mais a pena: não planejar por falta de tempo ou ver o seu negócio fracassar devido à falta de planejamento?
Geralmente é possível contornar esses problemas quando eles são identificados ainda na fase inicial. Uma reavaliação do cenário da companhia e do mercado permitirá que os gestores tracem um plano focado na reabilitação da empresa.

Mas o que pode acontecer com quem não planeja?

  • Perda da competitividade diante dos seus concorrentes;
  • Queda considerável das margens de lucro;
  • Dificuldades para inovar em seus processos, produtos ou serviços;
  • Altos custos com manutenção;
  • Impasses para atrair e reter os clientes;
  • Dificuldades para prever os próximos passos dos seus concorrentes;
  • Em casos de crises econômicas, as empresas que não planejam são as mais vulneráveis.

No artigo de hoje, você viu quanto custa não planejar as ações da sua empresa. O planejamento é uma etapa essencial em todas as áreas e se você não tem um bom plano de marketing para o seu negócio e quer mudar isso neste ano, entre em contato e conheça nossos planos, podemos te entregar um planejamento e você e sua equipe apenas executar.

Não morra na praia, planeje-se!!!

Até a próxima, mas antes assine nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing. 👇👇👇👇