Após adotar a mesma medida na Europa, Facebook anuncia redução da qualidade de streaming na América Latina para diminuir o congestionamento das redes

Algumas semanas depois da confirmação do primeiro caso de COVID-19 no Brasil, podemos afirmar que muita coisa mudou. Assim como vimos acontecer na China e agora em outros países, principalmente na Europa, esse novo vírus nos obrigou nos obrigou a fazer ajustes na rotina.

Para tentar reduzir a contaminação, estamos em casa – pelo menos esperamos que você esteja também – e adaptamos todas as nossas atividades rotineiras para evitar a exposição. Trabalho, estudo, lazer, contato social e até atividades físicas estão sendo possibilitadas pela internet. E assim, conseguimos nos manter funcionais, na medida do possível.

Mas esse aumento significativo no volume de consumo de dados já está mostrando algumas consequências. Entre elas o risco de colapso na infraestrutura da internet. E foi por conta disso que o Facebook divulgou que irá reduzir qualidade de streaming de vídeo em sua plataforma e do Instagram na América Latina, assim como já aconteceu na Europa. Essa medida busca reduzir o congestionamento de dados em regiões onde as pessoas estão começando a sentir os efeitos da pandemia de Covid-19.

“Para ajudar a aliviar as redes neste período de alta demanda devido à pandemia de Covid-19, vamos reduzir temporariamente a resolução em bits dos vídeos no Facebook e Instagram na América Latina”, afirmou o Facebook. Ainda de acordo com o comunicado oficial da empresa, o objetivo é garantir que as pessoas continuem conectadas.

Como essas medidas podem impactar seu negócio

Nesses tempos de quarentena, empresas estão utilizando seus recursos digitais para sobreviver à crise, oferecendo atendimentos por videochamada, aulas online e outros tipos de conteúdos digitais. E não podemos negar que o Facebook e o Instagram são algumas das principais redes sociais de informação, entretenimento e divulgação de negócios que nós utilizamos.

Então, como essas novas medidas irão afetar os empresários que utilizam redes sociais, principalmente neste momento, para manter o negócio vivo?

Como essas atitudes afetam primariamente o serviço de streaming, as consequências podem não ser tão grandes se você não utiliza o recurso das lives, por exemplo. Mas se você usa esse recurso e depende da qualidade de vídeo para passar informações visuais detalhadas, vou deixar algumas dicas para reduzir o impacto sobre a experiência da sua audiência:

Evitar utilizar recursos visuais externos durante as lives: a redução da qualidade de vídeo pode dificultar a compreensão de elementos visuais.
Focar em conteúdo verbal: com essa dificuldade de visualização, invista em conteúdos mais verbais, como entrevistas, debates, etc.
Oferecer materiais de apoio: se você depende de recursos visuais para passar uma mensagem, é possível disponibilizar materiais em outros formatos, como imagens estáticas, e-books, etc.

Espero que com essas dicas você consiga manter a qualidade na oferta de conteúdos para seu público e seus clientes, mantendo a relevância e fortalecendo sua marca, mesmo em tempos de crise.