Se você pretende focar em um estratégia de SEO dentro do marketing digital, confira alguns pontos importantes a se levar em consideração na produção de conteúdo.

O que é SEO?

O Search Engine Optimization, conhecido carinhosamente como SEO (não é CEO, tá?) é a otimização de conteúdos da web para mecanismos de busca. A proposta aqui é trabalhar uma estratégia orgânica (sem a necessidade de investimento em mídia paga) e garantir um bom posicionamento dos conteúdos da sua marca nos buscadores.

Sabe aqueles três primeiros resultados, no topo da página do Google, quando você pesquisa por uma palavra-chave? Então, quem trabalha o SEO tem como objetivo ter seu conteúdo em uma dessas posições, porque estes três primeiros links costumam ser os responsáveis por 30% dos cliques.

Na “pior das hipóteses”, é necessário tentar manter o conteúdo pelo menos na primeira página, pois apenas 0,8% dos usuários ousam desbravar os links da segunda página de resultados.

É só pensar: quando você faz uma busca, costuma ir até a segunda página ou escolhe alguma opção entre os resultados da primeira? Até pessoas que não entendem de estratégias de marketing digital sabem que estar em primeiro lugar (ou pelo menos nos primeiros lugares) é um sinal positivo que indica qualidade, credibilidade e popularidade do conteúdo.

Acho que já deu para entender que produzir conteúdo para SEO é uma forma eficiente de colocar sua marca em evidência, com um investimento relativamente baixo. Então, se você quer incluir essa estratégia nas suas ações de marketing digital, vem ver algumas dicas.

Conheça os fatores de rankeamento

Para definir o posicionamento orgânico de uma página, o Google leva em consideração alguns critérios de rankeamento. E, apesar da companhia não divulgar abertamente quais são eles – porquê eles querem fazer a gente suar a camisa pra conquistar nosso lugar no topo  – existem alguns que todo mundo precisa conhecer:

  • Originalidade do conteúdo
  • Tamanho do conteúdo
  • A distribuição de palavras-chave
  • Relevância e confiabilidade dos links
  • A velocidade do carregamento da página
  • Responsividade do layout
  • Autoridade da página
  • Autoridade do domínio

A grande verdade é que existem uma série de critérios que precisam ser trabalhados, mas estes citados aqui já são um bom começo para trabalhar o SEO da sua página. Busque se manter atualizado dos fatores de rankeamento e otimize seus conteúdos sempre que possível.

Invista na qualidade do conteúdo

Não basta escrever textos com o tamanho mínimo e espalhar as palavras-chave aleatoriamente. Os conteúdos precisam ter substância, devem estar bem escritos e estruturados com uma hierarquia de informações. É necessário entregar informação de valor para a sua persona e responder as perguntas que a levaram a pesquisar sobre determinado tema.

Você pode usar todas as técnicas de SEO que quiser, mas se seu conteúdo não for útil, ele não vai se manter bem rankeado. Não dá para enganar o Google, né?

Pense em bons títulos, utilize imagens de apoio que deixem o conteúdo ainda mais rico e fácil de consumir, não esqueça de incluir backlinks e links internos que direcionam o leitor para materiais complementares ao texto que ele está lendo. E lembre-se que as palavras-chave precisam estar presentes, mas de uma forma coerente ao texto.

O trabalho de SEO é uma tarefa constante, que exige bastante esforço, mas quando bem feito traz resultados significativos e orgânicos. E você quiser continuar acompanhando outras dicas como essa, assina a nossa news, vai! 🙂